fotografia enquanto documento

sexta-feira, 2 de julho de 2010

a fotografia enquanto registro histórico


O estudo da história mudou com a fotografia, isso não há como negar. Mas gerou uma situação dúbia: muito do que era transmitido apenas oralmente para depois ser registrado perdeu o sentido, ao mesmo tempo em que tornou obsoleta algumas formas de registro, tornou outras leituras mais claras, visto que a imagem, nestes casos, funciona como um acréscimo, uma rica referência informacional. Segundo PAIVA (2006):

"[...] não é a realidade histórica em si, mas traz porções dela, traços, aspectos, símbolos, representações, dimensões ocultas, perspectivas, induções, códigos, cores e forma nela cultivadas. Cabe a nós decodificar os ícones, torná-los inteligíveis o mais que pudermos identificar sem filtros e, enfim, torná-los como testemunhos que subsidiam a nossa versão do passado e do presente."

Uma imagem pode armazenar tanto elementos da memória individual quanto da coletiva. Assim como o vídeo, é uma referência fortíssima no acompanhamento do desenvolvimento dos lugares. Como registrar uma imagem num suporte é algo muito recente, nota-se o surgimento de uma grande dúvida: no futuro a história será mais valorizada devido ao seu registro em fotografias?


Referências:

Londrina revistada: a fotografia como registro histórico de duas épocas - Jocélia Rosa da Silva Vitachi e Paulo César Boni;

PAIVA, Eduardo França. História e imagem. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006

0 COMENTÁRIOS: