fotografia enquanto documento

quarta-feira, 16 de junho de 2010

florence e a expedição langsdorff


Esse mês os brasilienses têm a oportunidade de conferir parte do material produzido por uma das mais importantes expedições pelo interior do Brasil no século XIX: a expedição Langsodorff.

A expedição patrocinada pelo czar russo e liderada pelo Barão de Langsdorff contou com o trabalho de três primorosos artistas Rugendas, Taunay e Hercule Florence, este considerado um dos criadores da fotografia.

Florence ao longo da expedição usou desenvolveu uma espécie de câmera escura, usada pelos pintores desde a renascença como um recurso para planificar a paisagem Era um momento em que a arte estava presa ao retrato fiel da realidade, especialmente a serviço da ciência. Com o fim da expedição Florance permanece no país e continua o desenvolvimento da camara escura, até que por volta de 1935 começa a imprimir rotulos de remédios e propagandas por meio da sensibilização do papel pela luz, o que é à base da fotografia.


Outro ponto que chama atenção aos visitantes da exposição é o fato de que todo o material exposto é original, esta sendo conservado pela Rússia há mais dois séculos e se encontra impecável, formando uma coleção de registros do Brasil do século XIX que vai da desde as tribos indígenas, o relevo, os mapas hidrográficos, o funcionamento da economia e a fauna.


Serviço:
Expedição Langsdorff
Até 17 de julho
Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB
Aberto de terça a domingo de 9h às 21h.

site oficial

3 COMENTÁRIOS:

Pedro Davi disse...

Também tem o fato de que muitas escolas de estudo de história antigamente só considerava documentalmente algo histórico se fosse 100% fiel a memória que este registro representava, mal eles sabiam que esse tipo de coisa é impossível, acho que justamente por se basearem em ciência como algo exato, mas esse discurso é com a prof Darcilene e as aulas de IEH... xD

Thaiane Honda disse...

http://diploarte.blogspot.com/2010/06/blog-de-cara-nova.html

Pessoal, mudamos o layout do Blog e precisamos da opinião de vocês para saber se ele agradou...
Aguardamos sua participação.

Gratos,
Diploarte.

Anônimo disse...

Thanks :)
--
http://www.miriadafilms.ru/ купить кино
для сайта fotografia3por4.blogspot.com